- BILHETES ESCOLARES DISPONÍVEIS PARA RETIRADA - Alunos relacionados na lista deverão retirar o Bilhete Escolar na Central de Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
Passo a Passo
MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ESTUDANTES E PROFESSORES
PRAZO DE VALIDADE DO BILHETE ÚNICO DE ESTUDANTE
Caso o aluno ainda possua Bilhete Único de Estudante emitido há no máximo 5 anos (obtido no Ensino Médio ou em outra universidade) este será revalidado e o aluno poderá continuar utilizando o mesmo cartão.
Caso o Bilhete Único de Estudante tenha sido emitido há no máximo 5 anos, mas o aluno tenha perdido o cartão, o aluno deverá primeiro cancelar o Bilhete Único de Estudante antigo, para depois realizar a solicitação de um novo cadastro, caso contrário o cartão antigo será revalidado e o aluno precisará pagar a taxa de emissão de segunda via para ter acesso às cotas.
Caso o Bilhete Único de Estudante tenha sido emitido há mais 5 anos, esse não é mais válido.
- PRIMEIRO CADASTRO PELA UNIFESP
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS (endereço ou outros dados)
- REVALIDAÇÃO ou ENVIO DE DADOS
- Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
- Acessar site DNE SPTrans após 5 dias úteis, clicar no botão "REVALIDE OU SOLICITE AGORA" e preencher o formulário
- Confirmar dados pessoais e realizar upload da documentação solicitada pela SPTrans;
- Caso o site da SPTrans informe que a universidade não repassou os seus dados de matrícula, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - SPTRANS e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Para consultar se os dados foram encaminhados à SPTrans, o discente pode consultar a sua situação perante a SPTrans neste link (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/consultarEstudante.action), basta inserir RG ou CPF e clicar em pesquisar (IMPORTANTE: selecione o ano letivo correto; nos meses finais do ano, o link abre com o ano seguinte selecionado por padrão, é preciso selecionar o ano atual para realizar a pesquisa). Neste link também é possível gerar o boleto para pagamento da taxa.
- Gerar boleto e efetuar pagamento, ou pagar com cartão de crédito (aprovação imediata);
- Receber o Bilhete Único Estudante em sua residência ou no endereço indicado.
- Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
- Aguardar 5 dias úteis para que os dados sejam importados para a SPTrans;
- Caso no site da SPTrans continue constando os dados antigos, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - SPTRANS e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
- Acessar site DNE SPTrans após 5 dias úteis, clicar no botão "REVALIDE OU SOLICITE AGORA" e preencher o formulário
- Caso o site da SPTrans informe que a universidade não repassou os seus dados de matrícula, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - SPTRANS e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Para consultar se os dados foram encaminhados à SPTrans, o discente pode consultar a sua situação perante a SPTrans neste link (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/consultarEstudante.action), basta inserir RG ou CPF e clicar em pesquisar (IMPORTANTE: selecione o ano letivo correto; nos meses finais do ano, o link abre com o ano seguinte selecionado por padrão, é preciso selecionar o ano atual para realizar a pesquisa). Neste link também é possível gerar o boleto para pagamento da taxa.
- Gerar boleto e efetuar pagamento (no caso de revalidação).
A instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a 1 (um) quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.
É necessário ainda que, comprovadamente, os alunos residam no Município de São Paulo e estejam matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT e estejam matriculados em cursos sediados no Município de São Paulo.
Caso o sistema mostre a mensagem "Não recebemos os seus dados de matrícula referentes a este semestre.", o discente deve preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS
Passe-Livre (Gratuidade)
Renda é a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da família, a título de vínculo formal ou informal de emprego, salários, vencimentos, doações, bolsa auxílio, benefícios e pensões, utilizados para subsidiar despesas com moradia, alimentação, educação, vestuário, saúde, transporte, lazer, entre outros.
- Primeiro, faça a sua solicitação para emissão do seu Cartão de Bilhete Único de Estudante ou revalidação, pelo site.
- Agende e compareça à entrevista do CadÚnico, na sua cidade, para validar as informações prestadas;
- Acessar o cadastro do Bilhete Único e informar número NIS;
- Aguardar o prazo de até 45 dias para validação do benefício da Gratuidade pelo Sistema CadÚnico.
Nesse período o estudante poderá utilizar o benefício da meia-tarifa. Para estudantes que residam fora do Município de São Paulo, além de informar o nº NIS no cadastro do site da SPTrans é necessário, também, enviar imagem da tela, em formato JPG, da consulta que demonstra a validade do NIS.
Em até 48h, após a entrevista, será gerado o número de identificação social - NIS. Informe o número NIS no cadastro do site da SPTrans e aguarde a validação das informações prestadas na entrevista. O prazo para a liberação da Gratuidade é de até 45 dias.
Nesse período o estudante poderá utilizar o benefício da Meia-Tarifa.
Para estudantes que residam fora do Município de São Paulo, além de informar o nº NIS no cadastro do site da SPTrans é necessário também enviar a tela, em formato JPG, da consulta que demonstra a validade do NIS.
Após esse período o estudante, ou o seu responsável familiar, deverá atualizar o CadÚnico.
Para saber a situação do seu NIS acesse o site Consulta Cidadão.
Cotas (Créditos)
A instituição de ensino NÃO tem como aumentar a quantidade de cotas, essa apenas informa à SPTrans os dados básicos e endereço do aluno. Nesse caso, o aluno deve contatar a SPTrans.
- Compras efetuadas em pontos de venda assistida: apresente o Bilhete Único de Estudante ao atendente e compre a quantidade desejada até o limite estabelecido. Você pode efetuar até 15 compras durante o mês.
- Compras pela Loja Virtual: basta emitir e pagar o boleto e, após 72h, realize a recarga em qualquer equipamento da rede credenciada.
- Compras por meio de aplicativos para celular smartphone: acesse o site e escolha um dos aplicativos homologados pela SPTrans.
- Compras por SMS: se o seu celular não é do tipo smartphone é possível comprar créditos teclando *32245.
- Correntistas do Banco do Brasil: podem comprar créditos utilizando o cartão de débito, nas máquinas de autoatendimento, ou por meio de aplicativo ou pelo site do banco.
Cancelamento / Segunda Via
Acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo clique em “Meus Cartões”.Selecione o cartão que será cancelado e clique no ícone.
no município de São Paulo: ligue para a Central 156;
outras localidades: ligue CPTM 0800 055 0121, dias úteis, das 5h às 22h e aos sábados, das 6h às 18h, ou 0800 011 0156, atendimento 24h.
Após concluir a sua solicitação e o pagamento do valor para emissão de 2ª via, dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e apresente um *documento oficial com foto, para retirada do novo cartão.
Os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam diariamente, das 6h às 22h.
A isenção do pagamento da 2ª via só ocorre quando o cancelamento é motivado por defeito de fabricação do cartão. Nesse caso, para análise do bilhete, dirija-se diretamente a um Posto de Atendimento.
*documentos com data de emissão de até dez anos.
Nome Social
É necessário ser maior de 18 anos de idade, ou estar acompanhado de um responsável legal, com documento de identificação*. O Bilhete Único será confeccionado com o nome social no lugar do nome civil.
*Documentos com data de emissão de até dez anos.
Entrega / Desbloqueio
O estudante é sempre avisado por e-mail quando o Bilhete é enviado para que consiga acompanhar a entrega. Mas, não se esqueça de acompanhar também pelo site na área logada.
Para desbloquear, siga os seguintes passos:
Você também pode desbloquear utilizando o QRCode impresso no Bilhete, basta estar na tela de desbloqueio na área logada e clicar em LER QRCODE.
No celular abrirá a câmera para realizar a leitura do QRCode e no computador precisará ter a foto do cartão recebido no computador para fazer upload no site.
Se não for o seu primeiro Bilhete e ainda estiver com o antigo ativo, ao desbloquear o novo Bilhete, será cancelado o antigo.
Se houver crédito remanescente no Bilhete cancelado, será transferido para o novo em até 72 horas.
Após esse período, não se esqueça de encostar o novo Bilhete em um terminal de recarga para restituição do valor.
Para demais dúvidas, consulte o FAQ da SPTrans ou entre contato com a empresa por meio do telefone 156.
Endereço: Rua Boa Vista, 236 - Centro - São Paulo/SP, CEP: 01014-000
Telefone SPTrans: 0800 011 156
REGULAMENTO DO PASSE ESCOLAR 2023 PARA ESTUDANTES E PROFESSORES
O TOP Escolar não é um cartão exclusivo. Em um mesmo cartão ele pode ter as funções escolar, comum, vale-transporte, sênior e empresarial.
Há 02 (dois) tipos de cartão TOP
TOP Puro Transporte: utilizado apenas para pagamento de tarifa (Meia Tarifa) ou liberação da catraca (Passe Livre).
TOP MasterCard: além das funções de pagamento de tarifa, pode ser utilizado para compras a crédito ou débito. A ADESÃO É OPCIONAL. Poderá estar vinculado a uma conta digital que permite pagamentos, transferências, recebimento de salários e outros serviços. A função crédito, se ativada, possui anuidade e taxas e tarifas específicas, cujos valores estão disponíveis no site: https://strapi-prd.autopasscorp.com/uploads/tarifas_cartao_top_mastercard_152a9e41cc.pdf.
30/11/2023 - Fim do prazo para preenchimento de formulários de Requisição e Revalidação pelos estudantes e professores e de cadastramento de estudantes e professores pela escola no Portal Parceiros da EMTU. Após esta data, a escola não poderá mais incluir ou alterar (CEP, bolsa, curso etc.) o cadastro do estudante ou professor, apenas excluí-lo (se necessário).
A recarga do cartão pode ser feita em https://www.emtu.sp.gov.br/passe/ondecomprar.htm.
- PRIMEIRO CADASTRO PELA UNIFESP
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS (endereço, modalidade [passe-livre ou meia passagem] ou outros)
- REVALIDAÇÃO
- Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU (Não preencher se já for cadastrado nem se já tiver cadastro do cartão BOM, se preencher será ignorado, siga o procedimento de atualização de dados)
- Aguardar 2 dias úteis para que os dados sejam importados para a EMTU.
- Caso no site da EMTU continue constando os dados antigos, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Solicitar o cartão TOP pelo aplicativo do próprio cartão ou pelo https://www.boradetop.com.br/#/cartao-de-transporte e escolher onde irá retirá-lo
- Preencher FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS - EMTU;
- Aguardar 2 dias úteis para que os dados sejam importados para a EMTU.
- Caso no site da EMTU continue constando os dados antigos, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Acessar site da EMTU, clicar no botão "Revalide Aqui" e inserir o seu CPF;
- Caso o site da EMTU informe que a universidade não repassou os seus dados, preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU e aguardar 2 dias úteis para retornar ao passo 1.
- Caso após o prazo de 2 dias úteis a EMTU continuar dizendo que a universidade não repassou os dados, consultar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
- Caso o site da EMTU informe que a universidade não repassou os seus dados, preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU e aguardar 2 dias úteis para retornar ao passo 1.
- Gerar boleto e efetuar pagamento;
Neste caso, preencha o nosso FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU e aguarde a importação dos dados.
SAC Cartão TOP: 0800 77 11 800, de 2ª a 6ª-feira das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 14h.
Ouvidoria Cartão TOP: 0800 70 29 248, de 2ª a 6ª-feira das 10h às 16h (exceto feriados)
Telefone EMTU: 0800 724 0555
Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.
- Emitir um atestado de matrícula na intranet;
- Imprimir e preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - SOU DIADEMA (http://www.soudiadema.com.br/);
- Entregar pessoalmente na loja SOU Diadema formulário preenchido, atestado de matrícula (emitido há no máximo 30 dias) assim como demais documentos solicitados pela empresa.
Endereço: Av. Presidente Kennedy, 287, Centro (Próximo ao Terminal Diadema, na mesma calçada do Carrefour).
Horário de funcionamento da loja SOU Diadema
- Para a realização de recarga de créditos o atendimento é de segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.
- Atendimento ao público e realização de cadastro, de segunda a sexta, das 08h00 às 17h30.
SAC - SOU Diadema: 0800 77 12346
Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.
- Comparecer ao Terminal Rodoviário João Setti para retirada do formulário Cartão LEGAL Escolar e efetuar o pagamento do valor de 05 (cinco) tarifas integrais vigentes;
- Apresentar o formulário na Central de Atendimento para que seja assinado e carimbado;
- Devolver o formulário na central de atendimento do Cartão Legal Escolar, portando os seguintes documentos (Original e Cópia).
- Cadastramento:
- CPF e RG (ou Certidão de Nascimento);
- Comprovante de residência recente (90 dias em nome do beneficiário ou dos pais/responsáveis legais). Apresentar certidão de casamento quando o comprovante estiver em nome do cônjuge.
- É indispensável a presença do usuário para que seja providenciada, gratuitamente, a foto e a gravação da digital.
- Recadastramento:
- Comprovante de residência recente (90 dias em nome do beneficiário ou dos pais/responsáveis). Apresentar certidão de casamento quando o comprovante estiver em nome do cônjuge.
- Cartão Legal Escolar (Obrigatório).
- Cadastramento:
Posto de Venda - Terminal Rodoviário João Setti
Rua Domingos João Ballotin, 21, São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09720-035
Central de Atendimento Cartão Legal
Rua Marechal Deodoro, 769, São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09710-011
Horário de Atendimento: Segunda à sexta das 8:00 ás 17:00 e Sábado das 8:00 ás 12:00
// 11 96413-6350
E-mail Cartão LEGAL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
MANUAL DO PASSE ESCOLAR PARA ESTUDANTES
Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.
- Acesse a página da AESANET (www.aesanet.com.br), clique em Cadastro do Estudante e preencha seus dados pessoais para gerar uma solicitação de cadastro escolar;
- Emitir um atestado de matrícula na intranet;
- Dirigir-se ao posto da AESA para fazer sua foto digital, apresentar atestado de matrícula e a documentação solicitada pela AESA e carregar seu cartão.
Endereço: dentro do Grand Plaza Shopping, Av. Industrial nº 600 Conjunto 1C, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h às 17h
Obs.: O aluno deverá apresentar um atestado atualizado para efetuar a recarga mensal de seu cartão.
Todo início de ano letivo haverá a necessidade de efetuar o recadastramento junto à AESA.
Telefone AESA: 11 4435-5408
E-mail AESA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.
- Emitir um atestado de matrícula na intranet;
- Imprimir e preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - VIPE (http://www.vpadreeustaquio.com.br);
- Comparecer à Central de Atendimento para realizar a entrega do formulário preenchido para a assinatura do Diretor Acadêmico;
- Comparecer à Central de Atendimento para retirar o seu formulário assinado pelo Diretor Acadêmico;
- Entregar pessoalmente na VIPE formulário preenchido, assinado e carimbado, atestado de matrícula assim como demais documentos solicitados pela empresa.
Endereço: Av. Paranapanema, 81, Nova Gerty, São Caetano do Sul, SP
Telefone VIPE: 11 3296-1800 // 4475-9477
Preciso realizar o meu primeiro cadastro ou renovação de cadastro no sistema e-Passe.
- Criar/logar na conta de estudante no sistema e-Passe (https://epasse.com.br/new_epasse/student/login);
- Realizar/renovar cadastro vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS DIADEMA, fazendo upload dos seguintes documentos:
- Foto recente;
- Comprovante de Endereço em nome do usuário ou em nome dos responsáveis legal (Luz, água, telefone fixo) (Caso o imóvel seja alugado, apresentar contrato de aluguel e comprovante de endereço em nome do proprietário);
- RG e CPF (apenas para confirmação de dados); (SOMENTE PARA CRIAÇÃO DE CONTA)
- Holerite e Declaração de Aulas (SOMENTE PARA PROFESSORES).
- Aguardar até 2 dias úteis para que a UNIFESP aprove o seu cadastro/renovação.
Endereço: Parque Tecnológico | Estrada Dr. Altino Bondesan, n.º 500 - Eugenio de Melo, São José dos Campos - SP - Brasil
Telefone Mogi Passes: (11) 4791-7777
E-mail e-Passe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.