Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

  1. Realizar seu cadastro como usuário externo do SEI!neste link. Dê preferência para o uso do e-mail institucional (@unifesp.br)

    • Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro anteriormente, não é necessário novo cadastro.
       

  2. Preencher o formulário neste link para solicitação de liberação do cadastro externo

    • Não é preciso enviar e-mail ao setor responsável como informa o SEI!, o preenchimento do formulário Google substitui esse e-mail;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro e o mesmo já tenha sido liberado anteriormente, não é necessário preencher novamente o formulário.
       

  3. Aguardar recebimento do e-mail informando (prazo até 72h) que o cadastro como usuário externo no SEI! foi liberado;

     

  4. Com o cadastro liberado, é só acessar o sistema e iniciar o processo desejado. Consulte orientações específicas para cada processo na página da Secretaria de Graduação >> aba "Solicitações" >> opções. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Apoio Pedagógico do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Resumo

1) Cadastro no SEI: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/categoria-sei/261-usuario-externo 
2) Solicitar acesso através do formulário Google: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqlMugOgIwS9_xcB7skGN5VCY9SZN5joV722-LFX-ffGRNDg/viewform
3) Aguardar e-mail com liberação (prazo de até 72 horas);
4) Com a libreração, dê continuidade à petição.

De acordo com o artigo 120 do Regimento Interno da  Pró-Reitoria de Graduação, com base no tempo regular previsto para o término dos cursos de graduação, os prazos máximos para a integralização curricular serão os seguintes:

I - 50% (cinquenta por cento) de acréscimo para os cursos em período integral;

II - 75% (setenta e cinco por cento) de acréscimo para os cursos em período parcial;

III - Em casos excepcionais, que deverão ser analisados individual­mente, aprovados pelas Comissões de Cursos e posteriormente homo­logados pelo Conselho de Graduação, o prazo máximo de integraliza­ção poderá ser estendido em até 100% acima do mínimo previsto para conclusão do curso.

§1º Em caso de transferência interna, o prazo máximo de integralização para o novo curso será calculado a partir da data de ingresso do estudante no curso de origem.

§2º Quando o cálculo do prazo de integralização apurar um número fra­cionado, este deverá ser arredondado para mais de forma a totalizar um período letivo completo.

Sendo assim, seguem os prazos máximos para a integralização dos cursos de graduação do campus Diadema:

Tabela Tempo Integralização.png

Caso o estudante verifique que não será possível cumprir as exigências para conclusão de seu curso dentro do prazo máximo, deverá entrar em contato com a Secretaria de Graduação, na Divisão de Assuntos Educacionais (DAE), para orientação sobre abertura de processo para extensão do prazo de integralização.

Lembramos que: trancamentos de matrícula semestrais realizados ao longo do curso não são contabilizados para cálculo do prazo de integralização, conforme artigo 115 e parágrafo 4º do artigo 118 do Regimento Interno da Prograd.

IMPORTANTE: PRAZOS ADICIONAIS CONCEDIDOS POR PORTARIA PROGRAD, DEVIDO À PANDEMIA PELO COVID-19

Portaria Prograd N.2091/2020

Art. 18 - Todos(as) estudantes regularmente matriculados no semestre 1/2020 terão direito a 2 (dois) semestres letivos, ou 1 (um) ano letivo no caso de cursos anuais, adicionais ao prazo de integralização definido no Projeto Pedagógico do Curso, como definido no Art. 120 do Regimento Interno da Prograd.

Portaria Prograd N.1109/2021 

Art. 25 - Todos(as) estudantes matriculados(a) no semestre 1/2021 terão direito a 2 (dois) semestres letivos, ou 1 (um) ano letivo no caso de cursos anuais, adicionais ao prazo máximo de integralização definido no Projeto Pedagógico do Curso, como definido no Art. 120 do Regimento Interno da Prograd.

  1. Realizar seu cadastro como usuário externo do SEI!neste link. Dê preferência para o uso do e-mail institucional (@unifesp.br)

    • Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro anteriormente, não é necessário novo cadastro.
       

  2. Preencher o formulário neste link para solicitação de liberação do cadastro externo

    • Não é preciso enviar e-mail ao setor responsável como informa o SEI!, o preenchimento do formulário Google substitui esse e-mail;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro e o mesmo já tenha sido liberado anteriormente, não é necessário preencher novamente o formulário.
       

  3. Aguardar recebimento do e-mail informando (prazo até 72h) que o cadastro como usuário externo no SEI! foi liberado;

     

  4. Com o cadastro liberado, é só acessar o sistema e iniciar o processo desejado. Consulte orientações específicas para cada processo na página da Secretaria de Graduação >> aba "Solicitações" >> opções. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Apoio Pedagógico do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Resumo

1) Cadastro no SEI: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/categoria-sei/261-usuario-externo 
2) Solicitar acesso através do formulário Google: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqlMugOgIwS9_xcB7skGN5VCY9SZN5joV722-LFX-ffGRNDg/viewform
3) Aguardar e-mail com liberação (prazo de até 72 horas);
4) Com a libreração, dê continuidade à petição.

 

O Regime de Exercício Domiciliar é indicado ao estudante de graduação da UNIFESP, conforme tratam os artigos 81 a 84  do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação, bem como no Decreto-lei nº 1.044 de 21/10/1969 e da Lei nº 6.202 de 17/04/1975.

 

"Art. 81. O estudante que, por motivo de doença ou licença maternidade, devidamente atestados, ficar afastado das atividades curriculares por período superior a 15 (quinze) dias letivos, poderá, de acordo com a legislação vigente, requerer a compensação das faltas por meio de exercícios domiciliares."

 

O estudante que se enquadrar nas situações previstas nas legislações vigentes deverá solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares em até 5 (cinco) dias úteis a contar do início do afastamento.

 

O requerimento do Regime de Exercício Domiciliar deverá ser realizado através de abertura de processo acadêmico no Sistema Eletrônico de Informações no link SEI!. 

 

    Se você tem dúvidas se o seu caso deve ser encaminhado como pedido de "regime de exercícios domiciliares", entre em contato com o Apoio Pedagógico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  para esclarecimentos. Caso já esteja orientado e queira dar encaminhamento ao seu pedido, siga as instruções abaixo:

 

1) realize o cadastro no SEI como "usuário externo" e aguarde liberação de acesso (clique aqui);

 

    2) dentro do SEI!, siga os seguintes passos:

 

  1. Clique no menu Peticionamento > Processo Novo;

 

  1. Leia as instruções e selecione o tipo de processo ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO - GRADUAÇÃO - DIADEMA;

 

  1. Na tela seguinte, preencha as informações solicitadas;

 

  1. No campo "especificação", informe: "EXERCÍCIOS DOMICILIARES - NOME - Curso;

 

  1. Clique no documento principal SA02 - Requerimento Abertura de Processo Acadêmico e complete com as informações solicitadas. Assinale com "X" a opção "EXERCÍCIOS DOMICILIARES" e preencha o espaço para justificativa com:  

  • lrelação de todas as Unidade(s) Curricular(es) em que está matriculado no semestre e nome dos docentes responsáveis pelas UCs (consultar histórico escolar na intranet e seguir o modelo): 

 

 

nome da UC - sem abreviação

nome docente - sem abreviação

Introdução à Matemática

Maria do Carmo dos Santos

Química Geral

José da Silva 

 

 

  1.  anexar o atestado e/ou relatório médico, o qual deverá explicitar:  

a data de início e término do afastamento; 

o código da Classificação  Internacional de Doenças (CID); 

- carimbo e a assinatura do médico. 

 

  1. Após clicar em "peticionar" e entrar com sua senha, o processo será enviado ao Apoio Pedagógico do campus Diadema, que direcionará à Coordenação de Curso para encaminhamentos;

 

  1. O protocolo de abertura do processo será encaminhado ao e-mail cadastrado como Usuário Externo SEI;

 

  1. A tramitação de sua solicitação poderá ser acompanhada por meio de acesso ao processo e também por meio do protocolo recebido.

     

 

DEMAIS ORIENTAÇÕES 

A) Caso o afastamento médico seja prolongado, será necessário formalizar um novo requerimento para o regime de exercícios domiciliares dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do início do novo afastamento, sendo necessário entrar em contato com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para orientação.

 

B) O  regime de exercícios domiciliares será indeferido quando as faltas do requerente já tiverem ultrapassado os 25% de ausências previstas pela Lei 9394/96 e art.78 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação.

 

C) Nos casos em que o afastamento implique em comprometimento da formação profissional do estudante, será facultado ao requerente o trancamento especial de matrícula (Art. 118 do Regimento Interno da Graduação), sem perder o direito ao trancamento regular de matrícula (Art. 115 a 117 do Regimento Interno da Graduação).

 

D) Demais afastamentos ou licenças médicas por período inferior a 15 dias letivos,  acesse o link Justificava de Faltas. 

 

 

Havendo dúvidas se o seu caso se enquadra no "Regime de Exercícios Domiciliares", entre em contato com o Apoio Pedagógico no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

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