Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

1º SEMESTRE DE 2020 - DATA: 17/12/2020

ORIENTAÇÕES GERAIS

    A Colação de Grau é um ato oficial e administrativo da Universidade, de caráter obrigatório, no qual o estudante recebe a outorga do grau acadêmico a qual tem direito, após haver integralizado as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em que estiver matriculado (Portaria Prograd N.º 05 de 16 de agosto de 2017).

    A Pró-Reitoria de Graduação publicou o Informe nº 12 de 30 de setembro de 2020 divulgando a data das Colações de Grau Ordinárias dos campi. A colação do campus Diadema será realizada no dia 17/12/2020, em formato a ser informado em breve, por conta das restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

    Nos termos dos artigos 73 e 129 do Regimento Interno da Prograd (2014):

    Art. 73. Para efeito de integralização do curso, os estudantes deverão cursar todas as UC da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação de acordo com a ementa, carga-horária e plano de ensino e demais atividades previstas no PPC estabelecido pela Comissão de Curso e aprovado pelo CG.

   Art. 129. Uma vez cumpridas todas as exigências descritas no PPC, o estudante deve ter seu registro alterado da situação “em curso” para “concluinte”, estando apto a colar grau.

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório, conforme disposto no art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004. O estudante concluinte, em situação de irregularidade junto do Enade, não poderá colar grau. (Portaria Prograd Nº 05 de 16 de agosto de 2017)

  Assim, após o encerramento do semestre e a data final para fechamento da pasta-verde das UCs, serão iniciadas as análises dos históricos dos “prováveis concluintes” levantados pelo sistema.

    A lista final dos concluintes do 1º semestre de 2020 será divulgada ao término das análises, o que costuma ocorrer perto da data da colação de grau, devido a todos os trâmites entre o campus e a Pró-Reitoria de Graduação. Sabemos que alguns alunos ficam receosos em não terem cumprido todas as exigências de carga-horária e perderem o período de rematrícula para o semestre seguinte. Se esse for o seu caso, converse com a coordenação de curso para orientação. 

    Orientamos, também, que verifique se possui pendências com a Biblioteca do campus e, em caso afirmativo, que regularize sua situação.

 

FORMULÁRIO 1

    Pedimos a TODOS os estudantes, que estejam cursando suas últimas UCs neste semestre, que preencham o formulário 1, no link abaixo, até o dia 28/10. Esse formulário NÃO caracteriza um pedido de colação de grau, pois, como citado acima, a situação de “concluinte” é alterada assim que verificado o cumprimento de todas as exigências do curso, mas, servirá de base para consultas que possam auxiliar no processo.

    Link: FORMULÁRIO 1     

 

FORMULÁRIO 2 (somente para alunos dos cursos de Química e Química Industrial)

    Alunos dos cursos de Química e Química Industrial que ingressaram até o ano 2014 e irão preencher o formulário 1:

    Se você não cursou a UC Atividades Complementares, pois irá cumpri-la a partir de UCs eletivas (conforme matriz de transição do seu curso), você deve preencher  também o formulário 2 (abaixo) indicando quais UCs eletivas cursadas contabilizarão as 144h para a UC de Atividades Complementares.

    Lembramos que, além das 144h de UCs eletivas para a UC de Atividades Complementares, você deve cumprir 432h de UCs eletivas se for do curso de Química e 108h se for de Química Industrial.

    O formulário 2 deve ser preenchido, assinado e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto: “Atividades Complementares Colação – Nome do Aluno”. Envie, preferencialmente, de seu e-mail institucional. O prazo é o mesmo do formulário 1 (28/10).

    Link: FORMULÁRIO 2  

 

DIPLOMA

   Alunos que colaram grau a partir do dia 25/04/2019 não precisam mais realizar a solicitação do diploma. O pedido será realizado ao setor responsável pela Secretaria de Graduação do campus, após a colação de grau.

   Alunos que colaram grau antes do dia 25/04/2019 precisam realizar a solicitação do diploma. Para orientações sobre como solicitar a 1ª via de diploma, acesse aqui.

   Para orientações sobre como solicitar 2ª via de diploma (independente da data de colação de grau), acesse aqui.

   Para assuntos como: prazo, solicitação de urgência, revalidação de diploma, entre outros assuntos correlatos, acesse a página do Setor de Registro de Diplomas.

   Acompanhe a lista de diplomas prontos e leia as orientações sobre a retirada na página de diplomas.

 

CONTINUEM ACOMPANHANDO NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS INFORMAÇÕES.

De acordo com o artigo 120 do Regimento Interno da  Pró-Reitoria de Graduação, com base no tempo regular previsto para o término dos cursos de graduação, os prazos máximos para a integralização curricular serão os seguintes:

I - 50% (cinquenta por cento) de acréscimo para os cursos em período integral;

II - 75% (setenta e cinco por cento) de acréscimo para os cursos em período parcial;

III - Em casos excepcionais, que deverão ser analisados individual­mente, aprovados pelas Comissões de Cursos e posteriormente homo­logados pelo Conselho de Graduação, o prazo máximo de integraliza­ção poderá ser estendido em até 100% acima do mínimo previsto para conclusão do curso.

§1º Em caso de transferência interna, o prazo máximo de integralização para o novo curso será calculado a partir da data de ingresso do estudante no curso de origem.

§2º Quando o cálculo do prazo de integralização apurar um número fra­cionado, este deverá ser arredondado para mais de forma a totalizar um período letivo completo.

Sendo assim, seguem os prazos máximos para a integralização dos cursos de graduação do campus Diadema:

Tabela Tempo Integralização.png

Caso o estudante verifique que não será possível cumprir as exigências para conclusão de seu curso dentro do prazo máximo, deverá entrar em contato com a Secretaria de Graduação, na Divisão de Assuntos Educacionais, para orientações sobre abertura de processo para extensão do prazo de integralização.

Lembramos que os trancamentos regulares e/ou excepcionais não são considerados para fins de integralização curricular, ou seja, se o estudante tiver realizado algum  trancamento ao longo do curso, o(s) período(s) trancado(s) não deve(m) ser contabilizado(s), conforme artigo 115 e parágrafo 4º do artigo 118 do Regimento Interno da Prograd.

IMPORTANTE: Devido à pandemia do Covid-19, a Pró-Reitoria de Graduação publicou a Portaria Prograd N.2091/2020, onde estabeleceu no artigo 18 que:

"Todos(as) estudantes regularmente matriculados no semestre 1/2020 terão direito a 2 (dois) semestres letivos, ou 1 (um) ano letivo no caso de cursos anuais, adicionais ao prazo de integralização definido no Projeto Pedagógico do Curso, como definido no Art. 120 do Regimento Interno da Prograd.".

    Algumas solicitações dos estudantes precisam de análise e deliberação de instâncias constituídas para tal finalidade dentro da universidade. Para oficializar o encaminhamento de um pedido, é necessário que seja aberto um processo.

    Os pedidos mais comuns referem-se a: Extensão do Prazo de Integralização do Curso (Art. 120 do Regimento Interno da ProGrad)***, Trancamento Especial de Matrícula (Art. 118 do Regimento Interno da ProGrad), Rematrícula Fora de Prazo (até 5 dias úteis após o início das aulas - Resolução n.º 124 de 12/05/16) e Reversão do Cancelamento de Matrícula (Art. 113 e 114 do Regimento Interno da ProGrad).

 

Caso necessite abrir um processo, o estudante interessado deve enviar e-mail à Divisão de Assuntos Educacionais para receber orientações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

    ***Nos pedidos de Extensão do Prazo de Integralização, é necessário que conste o Plano de Estudos para conclusão do curso, ou seja, indicar as Ucs que irá cursar em cada semestre de extensão pretendido. Exemplo:

    1º semestre de 2021
    TCC I,
    Cálculo III,
    etc.

    2º semestre de 2021
    TCC II
    Cálculo IV
    Atividades Complementares
    etc.

    Atenciosamente,

    Secretaria de Graduação - Campus Diadema

 

Nos termos dos artigos 81 a 84 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduaçãodo Decreto-lei nº 1.044 de 21/10/1969 e da Lei nº 6.202 de 17/04/1975, o Regime de Exercícios Domiciliares é indicado a estudantes que, por motivo de doença ou licença maternidade, ficarão afastados de suas atividades curriculares por período superior a 15 (quinze) dias letivos. 

O estudante que se enquadrar nas situações previstas nas legislações vigentes deverá solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares em até 5 (cinco) dias úteis a contar do início do afastamento, por meio de requerimento próprio (disponível abaixo) e da apresentação do atestado e/ou relatório médico ao Apoio Pedagógico (cópia e original para conferência).

 Na impossibilidade de comparecimento, o estudante poderá solicitar a um representante que protocole seu pedido. Neste caso, o requerimento deve vir assinado pelo requerente.

 

 Requerimento de Regime Domiciliar

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