Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Colação de Grau 1º semestre letivo de 2021

INFORMAÇÕES INICIAIS

    A Colação de Grau é um ato oficial e administrativo da Universidade, de caráter obrigatório, no qual o estudante recebe a outorga do grau acadêmico a qual tem direito, após haver integralizado as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em que estiver matriculado (Portaria Prograd N.º 05 de 16 de agosto de 2017).

 

   A Pró-Reitoria de Graduação publicará (em breve) informe divulgando o calendário oficial com as datas das Colações de Grau Ordinárias dos campi. 

 

    Nos termos dos artigos 73 e 129 do Regimento Interno da Prograd (2014):

    Art. 73. Para efeito de integralização do curso, os estudantes deverão cursar todas as UC da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação de acordo com a ementa, carga-horária e plano de ensino e demais atividades previstas no PPC estabelecido pela Comissão de Curso e aprovado pelo CG.

   Art. 129. Uma vez cumpridas todas as exigências descritas no PPC, o estudante deve ter seu registro alterado da situação “em curso” para “concluinte”, estando apto a colar grau.

 

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório, conforme disposto no art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004. O estudante concluinte, em situação de irregularidade junto do Enade, não poderá colar grau. (Portaria Prograd Nº 05 de 16 de agosto de 2017)

  Assim, após o encerramento do semestre e a data final para fechamento da pasta-verde das Unidades Curriculares, serão iniciadas as análises dos históricos dos “prováveis concluintes” levantados pelo sistema.

 

    A lista final dos concluintes do 1º semestre de 2021 será divulgada ao término das análises, o que costuma ocorrer perto da data da colação de grau, devido a todos os trâmites entre o campus e a Pró-Reitoria de Graduação. Sabemos que alguns alunos ficam receosos em não terem cumprido todas as exigências de carga-horária e perderem o período de rematrícula para o semestre seguinte. Se esse for o seu caso, converse com a coordenação de curso para orientação. 

 

    Orientamos, também, que verifique se possui pendências com a Biblioteca do campus (livros, depósito TCC no repositório, outros) e, em caso afirmativo, regularize sua situação. Site da Biblioteca: https://diadema.sites.unifesp.br/biblioteca/

    Sobre o depósito do TCC no Repositória, recomendamos que vejam vídeo explicativo sobre: https://fb.watch/7jtq1Zrb-D/

 

FORMULÁRIO 1 (levantamento de intenção de colar de grau)

    Pedimos a TODOS os estudantes, que estejam cursando suas últimas UCs neste semestre, que preencham o formulário 1, no link abaixo, até o dia 06/08/21. Esse formulário NÃO caracteriza um pedido de colação de grau, pois, como citado acima, a situação de “concluinte” é alterada assim que verificado o cumprimento de todas as exigências do curso, mas, servirá de base para consultas que possam auxiliar no processo.

 

    Link: FORMULÁRIO 1     

 

FORMULÁRIO 2 (somente para alunos dos cursos de Química e Química Industrial)

    Alunos dos cursos de Química e Química Industrial que ingressaram até o ano 2014 e irão preencher o formulário 1:

    Se você não cursou a UC Atividades Complementares, pois irá cumpri-la a partir de UCs eletivas (conforme matriz de transição do seu curso), você deve preencher  também o formulário 2 (abaixo) indicando quais UCs eletivas cursadas contabilizarão as 144h para a UC de Atividades Complementares - Indique, inclusive, com UCs  "em curso" neste semestre, se necessário.

    Lembramos que, além das 144h de UCs eletivas para a UC de Atividades Complementares, você deve cumprir 432h de UCs eletivas se for do curso de Química e 108h se for de Química Industrial.

 

    O formulário 2 deve ser preenchido, assinado pelo estudante e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto: “Atividades Complementares Colação – Nome do Aluno”. Envie, preferencialmente, de seu e-mail institucional. O prazo é o mesmo do formulário 1 (06/08/21).

  Não é necessário enviar o formulário para a coordenação de curso assinar. Nós enviaremos a eles para conferência e assinatura posteriormente.

 

    Link: FORMULÁRIO 2  

 

DIPLOMA

     Após a colação de grau, é iniciado o procedimento de emissão dos diplomas.

    Alunos que colaram grau a partir do dia 25/04/2019 não precisam mais realizar a solicitação do diploma. O pedido será realizado ao setor responsável pela Secretaria de Graduação do campus, após a colação de grau.

   Alunos que colaram grau antes do dia 25/04/2019 precisam realizar a solicitação do diploma. Para orientações sobre como solicitar a 1ª via de diploma, acesse aqui.

   Para orientações sobre como solicitar 2ª via de diploma (independente da data de colação de grau), acesse aqui.

   Para assuntos como: prazo, solicitação de urgência, revalidação de diploma, entre outros assuntos correlatos, acesse a página do Setor de Registro de Diplomas.

   Acompanhe a lista de diplomas prontos e leia as orientações sobre a retirada na página de diplomas.

CONTINUEM ACOMPANHANDO NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS INFORMAÇÕES.

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