Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Colação de Grau 1º semestre letivo de 2022

Colação de Grau Ordinária

INFORMAÇÕES INICIAIS

    A Colação de Grau é um ato oficial e administrativo da Universidade, de caráter obrigatório, no qual o estudante recebe a outorga do grau acadêmico a qual tem direito, após haver integralizado as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em que estiver matriculado (Portaria Prograd N.º 05 de 16 de agosto de 2017).

 

   A Pró-Reitoria de Graduação publicou o Despacho Informativo 1234528/2022 divulgando o calendário oficial com as datas das Colações de Grau Ordinárias do Campus Diadema:

 

27/09/2022


Ciências Ambientais

Ciências Biológicas

Farmácia Integral e Noturno

 

29/09/2022

 

Ciências Vespertino e Noturno

Engenharia Química Integral e Noturno

Química  - Integral

Química Industrial

 

    Nos termos dos artigos 73 e 129 do Regimento Interno da Prograd (2014):

    Art. 73. Para efeito de integralização do curso, os estudantes deverão cursar todas as UC da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação de acordo com a ementa, carga-horária e plano de ensino e demais atividades previstas no PPC estabelecido pela Comissão de Curso e aprovado pelo CG.

   Art. 129. Uma vez cumpridas todas as exigências descritas no PPC, o estudante deve ter seu registro alterado da situação “em curso” para “concluinte”, estando apto a colar grau.

 

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório, conforme disposto no art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004. O estudante concluinte, em situação de irregularidade junto do Enade, não poderá colar grau. (Portaria Prograd Nº 05 de 16 de agosto de 2017)

  Assim, após o encerramento do semestre e a data final para fechamento da pasta-verde das Unidades Curriculares, serão iniciadas as análises dos históricos dos “prováveis concluintes” levantados pelo sistema. (NÃO É NECESSÁRIO SOLICITAR A COLAÇÃO DE GRAU)

 

    A lista final dos concluintes do 1º semestre de 2022 será divulgada ao término das análises, o que costuma ocorrer perto da data da colação de grau, devido a todos os trâmites entre o campus e a Pró-Reitoria de Graduação. Sabemos que alguns alunos ficam receosos em não terem cumprido todas as exigências de carga-horária e perderem o período de rematrícula para o semestre seguinte. Se esse for o seu caso, converse com a coordenação de curso para orientação. 

 

    Orientamos, também, que verifique se possui pendências com a Biblioteca do campus (livros, depósito TCC no repositório, outros) e, em caso afirmativo, regularize sua situação. Site da Biblioteca: https://diadema.sites.unifesp.br/biblioteca/

     Sobre o depósito do TCC no Repositório, recomendamos que vejam vídeo explicativo sobre: https://fb.watch/7jtq1Zrb-D/. Em caso de dúvidas, entrem em contato com a Biblioteca do campus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FORMULÁRIO 1 (levantamento de intenção de colar de grau)

    Pedimos a TODOS os estudantes, que estejam cursando suas últimas UCs neste semestre, que preencham o formulário 1, no link abaixo. Esse formulário NÃO caracteriza um pedido de colação de grau, pois, como citado acima, a situação de “concluinte” é alterada assim que verificado o cumprimento de todas as exigências do curso, mas, servirá de base para consultas que possam auxiliar no processo.

 

    Link: FORMULÁRIO 1     

 

FORMULÁRIO 2 (somente para alunos dos cursos de Química e Química Industrial)

    Alunos dos cursos de Química e Química Industrial que ingressaram até o ano 2014 e preencheram o formulário 1:

    Se você não cursou a UC Atividades Complementares, pois irá cumpri-la a partir de UCs eletivas (conforme matriz de transição do seu curso), você deve preencher  também o formulário 2 (abaixo) indicando quais UCs eletivas cursadas contabilizarão as 144h para a UC de Atividades Complementares.

    Lembramos que, além das 144h em UCs eletivas para cumprir a UC de Atividades Complementares, você deve cumprir mais 432h de UCs eletivas se for do curso de Química e 108h se for de Química Industrial, de acordo com o Projeto Pedagógico dos cursos.

 

    O formulário 2 deve ser preenchido, assinado pelo estudante e enviado para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto: “Atividades Complementares Colação – Nome do Aluno”. Envie, preferencialmente, de seu e-mail institucional. O prazo para envio é até o dia 31.08.2022.

  Não é necessário enviar o formulário para a coordenação de curso assinar. Nós faremos o envio posteriormente para que seja realizada a conferência e assinatura.

 

    Link: FORMULÁRIO 2  

 

DIPLOMA

     Após a colação de grau, é iniciado o procedimento de emissão dos diplomas.

    Alunos que colaram grau a partir do dia 25/04/2019 não precisam mais realizar a solicitação do diploma. O pedido será realizado ao setor responsável pela Secretaria de Graduação do campus, após a colação de grau.

   Alunos que colaram grau antes do dia 25/04/2019 precisam realizar a solicitação do diploma. Para orientações sobre como solicitar a 1ª via de diploma, acesse aqui.

   Para orientações sobre como solicitar 2ª via de diploma (independente da data de colação de grau), acesse aqui.

   Para assuntos como: prazo, solicitação de urgência, revalidação de diploma, entre outros assuntos correlatos, acesse a página do Setor de Registro de Diplomas.

   Acompanhe a lista de diplomas prontos e leia as orientações sobre a retirada na página de diplomas.

CONTINUEM ACOMPANHANDO NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS INFORMAÇÕES.

 

 

 

Colação de Grau Antecipada

De acordo com os Art. 2º e 4º da Instrução Normativa nº 4/2021, a colação de grau antecipada poderá ser solicitada se o/a estudante, que tendo concluído a matriz curricular e os demais critérios exigidos para a integralização do curso, conforme Portaria Prograd nº 3.185/2020, Art. 1º e 5º, necessitar da outorga de grau em data anterior à agendada para a colação de grau ordinária, exclusivamente por um dos motivos expostos a seguir:

  1. Aprovação em processo seletivo de programa de pós-graduação stricto sensu, no Brasil ou no exterior, e ser comprovada da seguinte maneira:
    1. Cópia da relação de aprovados/as na seleção do Programa de Pós-Graduação (PPG) constando o name do/a estudante juntamente com o edital com cronograma com as datas para matricula;
    2. Declaração de aprovação do PPG constando a data limite para a realizaçãao da matricula;
    3. Declaraçãao de aprovação do PPG juntamente com o edital com cronograma onde constem as datas para matrícula;
  2. Posse em cargo ou emprego público a ser comprovada com a publicação no Diário Oficial da respectiva nomeação, ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;
  3. Contratação e/ou promoção para cargo de nivel superior em emprego privado, no Brasil ou no exterior, desde que haja exigência formal de certificado de conclusão ou registro no conselho de classe para a contratação/promoção. lncluir documento do/a empregador/a atestando a contratação e/ou promoção com a necessidade expressa do certificado de conclusão ou registro no conselho de classe bem como a data prevista para a admissão/promoção;
  4. Transferência de ofício de servidor/a publico/a civil ou militar. lncluir publicaçãao de remoçãao ou transferencia (Boletim lnterno ou Diario Oficial da Uniao), ou declaraçãao do 6rgao competente ou ato de remoçãao ou de transferencia ex officio;
  5. Estudante PEC-G;
  6. Molestia grave com iminente risco de morte, comprovado com laudo medico.

Não serão aceitos pedidos de antecipação da colação de grau antes do encerramento do semestre letivo em que o/a concluinte estiver matriculado/a, conforme Calendario Acadêmico publicado e conforme Art. 5º, paragrafo único, da Portaria Prograd nº 3185/2020. 

Atenção: De acordo com a IN, artigo 9, no parágrafo único, "o/a estudante deverá realizar sua solicitação de antecipação de colação de grau com, no mínimo, 11 dias úteis de antecedência da data desejada para a colação de grau", respeitando a data de encerramento do semestre. Antes de fazer seu pedido de Colação Antecipada, se cetifique que está feito o depósito do TCC. O depósito do TCC é OBRIGATÓRIO, sem ele, o pedido de colação será indeferido.

 

A solicitação de colação de grau antecipada deverá ser feita pelo/a estudante via peticionamento eletrônico do SEI e será encaminhada a/ao Secretaria Acadêmica de Graduação do campus Diadema.
    1. Solicite a liberação do acesso ao SEI conforme as instruções disponíveis nesta página
    2. Peticione o processo conforme as instruções disponíveis nesta página

Leia a Instrução Normativa nº 4/2021 na íntegra para ciência dos prazos e requisitos.

© 2013 - 2022  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema
Unidade José Alencar - Av. Conceição, 545 - Centro - CEP: 09913-030 - Diadema - SP
Telefone: +55 (11) 3385-4137 / Ramal: 3400

menu-responsivo