Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Trancamento de Curso

O trancamento de matrícula é a suspensão das atividades acadêmicas relacionadas à graduação por período determinado que não será considerado, em nenhuma de suas modalidades, para fins de integralização do curso.

Trancamento Pandemia

O trancamento do período letivo vigente não será contabilizado na previsão regimental (Art. 116 do Regimento Interno da ProGrad) que concede a possibilidade de trancamento de matrícula pelo máximo de 2 semestres letivos.
 
Ressalta-se que o período letivo vigente refere-se ao 2º semestre letivo de 2020, devendo os alunos realizarem a rematrícula para o 1º semestre letivo de 2021 em data a ainda ser definida para manterem seus vínculos.
 
A solicitação de trancamento é de deferimento automático, ou seja, não passa por deliberação. No entanto, as solicitações de trancamento serão efetivadas no Sistema de Informações Universitárias (SIU) somente após o final do período disposto para solicitações, ou seja, após o dia 18/12/2020.
 
Período: 03/11 a 18/12/2020
 
Procedimento comum:
  1. Acessar o site da rematrícula e solicitar o trancamento.
 
Procedimento para alunos que já tenham realizado dois trancamentos anteriormente:
  1. Encaminhar e-mail para a Secretaria Acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) de acordo com o modelo   REQUERIMENTO DE ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO.docx.
    • O aluno deve preencher a opção "Outros" e especificar que se trata de "Trancamento Pandemia", não marcar a opção "Trancamento Especial  (Art. 118 do Regimento Interno da ProGrad)", uma vez que o Trancamento Pandemia não está previsto em tal artigo do Regimento Interno da ProGrad.
    • Não é para mandar arquivo em anexo, o texto deverá estar no corpo do e-mail;
  2. Então, o aluno receberá instruções para realizar o cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
  3. O aluno deve confirmar à Secretaria que realizou o cadastro no SEI;
  4. O aluno aguarda o recebimento do e-mail com instruções para a assinatura eletrônica do REQUERIMENTO DE ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO;
 

Trancamento Regular

A pedido do estudante poderá ser concedido o trancamento de matrícula, por até dois semestres letivos, desde que respeitado o período estabelecido no calendário acadêmico para essa finalidade. O período total de trancamento de matrícula ao longo do curso não poderá exceder 1 (um) ano. O trancamento respeitará a duração do período letivo, sendo vedado seu fracionamento.
 
É vedado o trancamento regular de matrícula ao estudante:
  • matriculado no primeiro ano do curso
  • transferido, no mesmo ano em que obteve a transferência
  • que esteja respondendo a processo disciplinar
 
Período: disposto no Calendário Acadêmico
 
Procedimento:
  1. Acessar o site da rematrícula e solicitar o trancamento.
 
Os trancamentos solicitados serão efetivados no Sistema de Informações Universitárias (SIU) somente após o final do período disposto no Calendário Acadêmico para solicitações de trancamento.
 

Trancamento Administrativo

O Trancamento Administrativo será aplicado pela ProGrad quando
  • não houver oferta de pelo menos uma UC que o estudante possa cursar em um determinado período letivo (semestral ou anual)
  • ou no caso do estudante ter que realizar apenas o ENADE (como estudante irregular, ou seja, estudante que não realizou o ENADE na data determinada para seu curso).
 
O Trancamento Administrativo poderá ser aplicado mesmo que o estudante já tenha usufruído o direito de trancamento regular de matrícula e não contará tempo para a integralização do curso.
 
Período: disposto no Calendário Acadêmico
 
Procedimento:
  1. Aluno contata a Divisão de Assuntos Educacionais <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> ou comparece ao setor para obter orientação pedagógica e folha de rosto para abertura de processo;
  2. Aluno vai ao Setor de Protocolo (Prédio de Vidro) abrir o processo;
  3. Processo é apreciado pela Comissão do Curso e deliberado pela Câmara de Graduação;
  4. Aluno é comunicado e da ciência da deliberação;
  5. Registro Acadêmico lança o trancamento em sistema.
 

Trancamento Especial

O estudante que por motivo de doença ou licença maternidade, devidamente atestados, fique afastado das atividades curriculares por período superior a 15 (quinze) dias letivos de forma que comprometa sua formação profissional, é facultado requerer um trancamento especial de matrícula, sem perder o direito ao trancamento regular de matrícula.
 
Na impossibilidade do estudante efetuar a solicitação de trancamento especial de matrícula, ela poderá ser realizada por alguém que o represente.
 
O trancamento de especial de matrícula não será considerado para fins de solicitação posterior de trancamento regular e para fins de integralização curricular.
 
Período: a qualquer momento.
 
Procedimento:
  1. Aluno contata a Divisão de Assuntos Educacionais <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> ou comparece ao setor para obter orientação pedagógica e folha de rosto para abertura de processo;
  2. Aluno vai ao Setor de Protocolo (Prédio de Vidro) abrir o processo;
  3. Processo é apreciado pela Comissão do Curso e deliberado pela Câmara de Graduação;
  4. Aluno é comunicado e da ciência da deliberação;
  5. Registro Acadêmico lança o trancamento em sistema.
 

© 2013 - 2020  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema
Unidade José Alencar - Av. Conceição, 545 - Centro - CEP: 09913-030 - Diadema - SP
Telefone: +55 (11) 4044-0500 / Ramal: 3400 - Telefone Direto: +55 (11) 4044 - 0600