Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Informações Gerais - Estágios

Informações Gerais – Estágios

 

Passo a passo para envio da documentação de estágio

 

Passo 1 - Observar os requisitos para fazer um estágio (obrigatório ou não-obrigatório)

· Atender aos requisitos específicos de cada Curso (PPC) do Campus Diadema (vide o PPC ou orientações no site do curso);

· Não pode haver sobreposição entre o horário de estágio e os horários das UCs – Unidades Curriculares em curso.

Observação: O Setor de Estágio não emite nenhum tipo de Declaração / Atestado.

 

Passo 2 - A empresa ou agência tem convênio com a UNIFESP?

· Para conferir se a empresa tem convênio: https://www.sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/estagio e clicar na aba “Convênios”, botão ‘pesquisa avançada’ e inserir o CNPJ da empresa, apenas números.

· Se a empresa ou agência de integração já tem convênio com a UNIFESP, vá para o passo 3;

· Caso contrário solicite à empresa ou agência de integração que entre em contato com o Setor de Convênios (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para entender quais são os procedimentos.

 

Passo 3 - Preenchimento do TCE - Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades

· Baixar e preencher o TCE e Plano de Atividades (empresa conveniada), Agências de Integração possuem TCE próprio (deve conter no mínimo as mesmas informações);

https://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/estagio/modelos-de-documentos

 

· Atenção: no TCE e no Plano de Atividades, o nome e cargo do representante da Universidade deve estar de acordo com a Portaria Diretoria Acadêmica ICAQF DIA N 2194/2022 e Portaria 4951/22.

Pode checar as Portarias no site:  https://www.unifesp.br/campus/dia/institucional/portarias-internas

 

PREENCHER OS DOCUMENTOS COM OS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS E CARGOS - Indicados na Portaria 2194/22

 

Delegar competências para firmarem, Termos de Compromisso, Termos Aditivos e Termos de Rescisão de Estágio, destinados aos estudantes de graduação junto às instituições de ensino, empresas privadas, associações, fundações e instituições públicas aos seguintes Coordenadores (as) de Curso, Coordenadores (as) de Estágio e seus respectivos Vice Coordenadores:

 

I - Ciências Ambientais: Profa. Dra. Camila de Toledo Castanho (Coordenadora de Estágio) e Profa. Dra. Carla Grigoletto Duarte (Vice Coordenadora de Estágio).

 

II - Ciências Biológicas: Prof. Dr. Marcelo Nogueira Rossi (Coordenador do Curso) e Profa. Isabel Aparecida da Silva Bonatelli (Vice- Coordenadora do Curso – conforme Portaria 3482/2022).

 

III - Ciências-Licenciatura: Prof. Dr. Sergio Stoco (Coordenador de Estágio) e Prof. Dr. Flaminio de Oliveira Rangel (Vice Coordenador de Estágio);

 

IV - Engenharia Química:  Romilda Fernandez Felisbino (Coordenadora da Comissão de Estágio) e Carlos Alexandre Moreira Silva (Vice Coordenador da Comissão de Estágio). – Alterada conf. Portaria 4951/22

 

V - Farmácia: Prof. Fernando Luiz Affonso Fonseca (Coordenador de Estágio) e Profa. Vânia Rodrigues Leite e Silva (Vice Coordenadora de Estágio).

 

VI - Química e Química Industrial: Prof. Dr. Rafael Carlos Guadagnin (Coordenador de Estágio) e a Profa. Dra. Lívia Soman de Medeiros (Vice Coordenadora de Estágio).

 

Esta portaria entra em vigor a partir de 14 de junho de 2022 e tem validade de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um) ano.

 

· Após preencher e assinar a empresa deve entregar ao discente para que o mesmo assine e envie ao Setor de Estágio (via e-mail institucional)

 

Passo 4 - Envio de documentos ao Setor de Estágios do Campus Diadema (via e-mail)

· Cada documento deve estar completo em um arquivo pdf individual e todos os documentos devem vir juntos no mesmo email, para fins de organização e envio para as comissões de estágio (observação: os documentos devem ser enviados somente ao Setor de Estágio).

· O TCE e o Plano de Atividades (bem como eventuais Termos Aditivos) devem ser enviados ao Setor de Estágio, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), no mínimo 10 dias úteis antes do início do estágio.

 

Dúvidas sobre prazo - Pontos Importantes

 

PONTOS IMPORTANTES - LEITURA OBRIGATÓRIA

1) De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o educando deverá apresentar à Comissão de Estágio ou ao Professor Orientador, periodicamente, em prazo não superior a 6 (seis) meses, relatório de atividades com visto/carimbo do supervisor de estágio. Ao término do Estágio, a Empresa cedente deverá entregar ao estagiário Termo de Realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação do desempenho.

 

2) Assinatura do TCE ou do Termo Aditivo (Renovação ou Alteração): Ler o TCE ou Aditivo, assinar todas as folhas e solicitar a assinatura do responsável da empresa. Após assinatura do responsável e do aluno, entregar via e-mail ao setor de estágio, antes do início das atividades de estágio ou prorrogação, para a análise e assinaturas. (Vale frisar que contratos com data retroativa não serão mais assinados de acordo com a Portaria Interna nº 76 de 14/02/2019.) Verificar o prazo para recebimento do TCE ou Aditivo assinado conforme item 6;

 

3) Devolução do Termo de Compromisso ou Termo Aditivo (Renovação ou Alteração): a documentação será devolvida via e-mail ao aluno.

 

4) Os Planos de Atividades serão assinados pelas respectivas Comissões de Estágio dos cursos.

 

5) Todos os documentos do Curso de Farmácia (inclusive os Termos Aditivos/ Relatórios) só poderão ser recebidos mediante a entrega do Formulário de Solicitação de Estágio (Apêndice I) disponível no Moodle do respectivo curso, ou na aba Setor estágios- Documentos, do respectivo site.

 

6) O processo para a assinatura dos documentos leva até 10 dias úteis, conforme previsto no Regimento da PROGRAD, página 35. Não existe possibilidade de urgência, sendo assim, o prazo deve ser respeitado e os documentos entregues ao setor em tempo hábil, logo, todo termo de compromisso de estágio (e eventuais Termos Aditivos) deve ser entregue no setor de estágio no mínimo 10 dias úteis antes da data de início do estágio.

 

7) Os relatórios de estágio (tanto obrigatório como o não-obrigatório) são compulsórios e devem ser entregues a cada seis meses de forma parcial; no final do estágio deve ser entregue o relatório final, sendo o prazo de até 30 dias corridos após a data da rescisão do contrato, para sua entrega via e-mail ao setor de estágio. A não observância desse item acarretará a não validação do estágio pela comissão.

 

· Além destes documentos (TCE, TA), deve enviar o atestado de matrícula com grade horária e demais documentos solicitados, conforme especificações de cada Curso.

ü Alunos do curso de Farmácia: enviar anexo Apêndice 01

ü Alunos de Ciências Biológicas: Anexo 23

ü  Alunos de Ciências Ambientais: preencher a declaração e seguir o fluxo do site: www.cambientais.sites.unifesp.br/estrutura/estagio

ü Alunos de Engenharia Química - devem enviar também o Histórico Escolar

 

Observação: Lembrar de preencher o COMPROVANTE DE ENTREGA DE DOCUMENTOS: https://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/setor-estagio/solicitacao-de-estagio.

 

Passo 4.1 – Envio de documento de Equivalência

Este passo é indicado somente para quem já trabalha na área.

Os documentos de equivalência de estágio devem ser enviados conforme as orientações dos respectivos Cursos (confira o site do curso).

 

Passo 5 – Conferência e análise da documentação

Os documentos são conferidos (parte administrativa) e enviamos ao discente um e-mail (em até um dia útil) de acordo com o que foi recebido, sendo:

· Documentos em desacordo/reprovados ou faltando documentos complementares (realizar ajustes);

· Documentação recebida e encaminhada para análise da Comissão (significa que a parte administrativa está correta e a análise seguiu adiante).

 

Obs. Dia útil compreende o período a partir das 10:00 horas da segunda-feira até as 18:00 horas da sexta-feira.

Feriados, sábados e domingos não contam como dia útil.

 

Passo 6 - Devolução dos documentos aprovados

Após a aprovação da Comissão / Coordenação de Estágio o documento é devolvido para o Setor de Estágio que envia ao discente via e-mail o documento (TCE, TA, Relatório entre outros) com devidas orientações.

No caso de reprovação, o discente será informado (via email) com as devidas orientações.

 

Passo 7 - Acompanhamento e desenvolvimento do estágio

Necessidade de alterações devem ser realizadas através de TA - Termo Aditivo (adição de prazos / prorrogação de estágio, mudanças de atividades, supervisores externos e etc). Devem ser enviados conforme prazo informado nos Pontos Importantes, no mínimo 10 dias úteis antes do início do estágio.

·Relatório parcial deve ser enviado de acordo com a data de início do TCE (a cada 06 meses)

· Relatório Final: de acordo com o PPC de cada curso.

 

Passo 8 - Conclusão do estágio

Ao finalizar o contrato, o aluno deve enviar o relatório final, a rescisão / declaração de horas para o Setor de Estágio de acordo com as seguintes situações:

· Rescisão: caso tenha encerrado o estágio antes do previsto em contrato (incluindo os TAs);

· Relatório final e declaração de horas, se cumpriu todo o contrato (as horas podem ser incluídas no relatório final).

 

Atenciosamente,

Setor de Estágio

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