Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Novas orientações do Setor de Estágio para o período de suspensão de aulas

Passo a passo para envio da documentação de estágio
Passo 1 - Observar os requisitos para fazer um estágio (obrigatório ou não-obrigatório)

·         Atender aos requisitos específicos de cada Curso (PPC) do Campus Diadema (vide o PPC ou orientações no site do curso);

·         Não pode haver sobreposição entre o horário de estágio e os horários das UCs – Unidades Curriculares em curso.

Passo 2 - A empresa ou agência tem convênio com a UNIFESP?

·         Para conferir se a empresa tem convênio: https://www.sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/estagio e clicar na aba “Convênios”, botão ‘pesquisa avançada’ e inserir o CNPJ da empresa, apenas números.

·         Se a empresa ou agência já tem convênio com a UNIFESP, vá para o passo 3;

·         Caso contrário solicite à empresa ou agência que entre em contato com o Setor de Convênios (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para entender quais são os procedimentos.

Passo 3 - Preenchimento do TCE - Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades

·         Baixar e preencher o TCE e Plano de Atividades (empresa ou agência);

https://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/estagio/modelos-de-documentos

·         Atenção: no TCE e no Plano de Atividades, o nome e cargo do representante da Universidade deve estar de acordo com a Portaria Diretoria Acadêmica ICAQF DIA N 2194/2022

Pode checar a Portaria no site: https://www.unifesp.br/campus/dia/institucional/portarias-internas
 
PORTARIA DIRETORIA ACADÊMICA ICAQF DIA N. 2194/2022
 
 
Delegar competências para firmarem Termos de Compromisso, Termos Aditivos e Termos de Rescisão de Estágio, destinados aos estudantes de graduação junto às instituições de ensino, empresas privadas, associações, fundações e instituições públicas aos seguintes Coordenadores (as) de Curso, Coordenadores (as) de Estágio e seus respectivos Vice Coordenadores:
 
I - Ciências Ambientais: Profa. Dra. Camila de Toledo Castanho (Coordenadora de Estágio) e Profa. Dra. Carla Grigoletto Duarte (Vice Coordenadora de Estágio).
 
II - Ciências Biológicas: Prof. Dr. Marcelo Nogueira Rossi (Coordenador do Curso) e Profa. Dra. Miriam Camargo Guarnieri (Vice- Coordenadora do Curso).
 
III - Ciências-Licenciatura: Prof. Dr. Sergio Stoco (Coordenador de Estágio) e Prof. Dr. Flaminio de Oliveira Rangel (Vice Coordenador de Estágio);
 
IV - Engenharia Química: Werner Siegfried Hanisch (Coordenador de Curso) e Sania Maria de Lima (Vice Coordenadora de Curso).
 
V - Farmácia: Prof. Fernando Luiz Affonso Fonseca (Coordenador de Estágio) e Profa. Vânia Rodrigues Leite e Silva (Vice Coordenadora de Estágio).
 
VI - Química e Química Industrial: Prof. Dr. Rafael Carlos Guadagnin (Coordenador de Estágio) e a Profa. Dra. Lívia Soman de Medeiros (Vice Coordenadora de Estágio).
 
Esta portaria entra em vigor a partir de 14 de junho de 2022 e tem validade de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um) ano.
 

·         Após preencher e assinar a empresa deve entregar ao discente para que o mesmo assine e envie ao Setor de Estágio (via e-mail institucional ou @gmail)

Passo 4 - Envio de documentos ao Setor de Estágios do Campus Diadema (via e-mail)

·         cada documento deve estar completo em um arquivo pdf individual e todos os documentos devem vir juntos no mesmo email, para fins de organização e envio para as comissões de estágio.

·        O TCE e o Plano de Atividades devem ser enviados ao Setor de Estágio, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), no mínimo 10 dias úteis antes do início do estágio.

Dúvidas sobre prazo - Pontos Importantes

https://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/setor-estagio/informacoes-gerais

·        Além destes documentos (TCE, TA), deve enviar o atestado de matrícula com grade horária e demais documentos solicitados, conforme especificações de cada Curso.

ü  Alunos do curso de Farmácia: enviar anexo Apêndice 01

ü  Alunos de Ciências Biológicas: Anexo 23

ü  Alunos de Ciências Ambientais: preencher a declaração e seguir o fluxo do site: www.cambientais.sites.unifesp.br/estrutura/estagio

ü  Alunos de Engenharia Química - devem enviar também o Histórico Escolar

 
Observação: Lembrar de preencher o COMPROVANTE DE ENTREGA DE DOCUMENTOS: https://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/setor-estagio/solicitacao-de-estagio
 
Passo 5 – Conferência e análise da documentação
Os documentos são conferidos (parte administrativa) e enviamos ao discente um e-mail (em até um dia útil) de acordo com o que foi recebido, sendo:

·         Documentos reprovados ou faltando documentos complementares (realizar ajustes);

·         Documentação recebida e encaminhada para análise da Comissão.

Passo 6 - Devolução dos documentos aprovados
Após a aprovação da Comissão / Coordenação de Estágio o documento é devolvido para o Setor de Estágio que envia ao discente via e-mail o documento (TCE, TA, Relatório entre outros) com devidas orientações.
Passo 7 - Acompanhamento e desenvolvimento do estágio
Necessidade de alterações devem ser realizadas através de TA - Termo Aditivo (adição de prazos / prorrogação de estágio, mudanças de atividades, supervisores externos e etc). Devem ser enviados conforme prazo informado nos Pontos Importantes, no mínimo 10 dias úteis antes do início do estágio.

·         Relatório parcial deve ser enviado de acordo com a data de início do TCE (a cada 06 meses)

·         Relatório Final: de acordo com o PPC de cada curso.

 

Passo 8 - Conclusão do estágio
Ao finalizar o contrato, o aluno deve enviar o relatório final, a rescisão ou declaração de horas para o Setor de Estágio de acordo com as seguintes situações:

·         Rescisão: caso tenha encerrado o estágio antes do previsto em contrato (incluindo os TAs);

·         Relatório final e declaração de horas, se cumpriu todo o contrato (as horas podem ser incluídas no relatório final).

Atenciosamente,
Setor de Estágio

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