Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

A matrícula com pré-requisito parcial é a matrícula de aluno que não tenha obtido aprovação em pré-requisito de UC, mas que tenha atingido determinada nota mínima  neste pré-requisito. Este processo é válido somente para UCs do curso de Engenharia Química.

Para mais informações sobre este processo, entre em contato com a coordenação do curso de Engenharia Química <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

 

Formulário para solicitação do Pré-Requisito Parcial do curso de Engenharia Química para o 1º semestre de 2020.


Período de entrega: de 20 a 24/01/2020, na Central de Atendimento da Secretaria de Graduação.


Formulario Pré-Requisito Parcial - 1S2020 

As Unidades Curriculares (UCs) podem ser:
 
  • Fixas: são as unidades curriculares assim definidas previamente pela Comissão de Curso, devendo todos os estudantes cursá-las obrigatoriamente
  • Eletivas: são unidades curriculares que o estudante deverácursar obrigatoriamente, podendo escolhê-las dentre um elenco de opções previamente estabelecido pela Comissão de Curso, ou por ela autorizado;
  • Optativas: são unidades curriculares que o estudante poderá cursar de acordo com seu interesse e disponibilidade, mas sua carga horária não contará para a integralização da carga horária total do curso, ainda que conste do Histórico Escolar.
 
O total de carga horária/créditos de UC fixas e eletivas que o estudante deverá cumprir obrigatoriamente para integralização do curso deverá constar da matriz curricular do mesmo (fica facultado à Comissão de Curso optar por manter mais de uma matriz curricular em andamento, de acordo com o ano de ingresso dos estudantes, ou propor uma matriz de transição que seja cursada por todos).
 
As unidades curriculares eletivas poderão, a critério da Comissão de Curso, ser do próprio curso, de outros cursos do mesmo campus, de cursos de outros campi ou de outras Instituições de Ensino Superior conveniadas, inclusive estrangeiras.
 
As unidades curriculares fixas, eletivas e optativas poderão ser oferecidas como:
 
  • Disciplinas: atividades educativas vinculadas a conhecimentos específicos sob a coordenação de um docente responsável, podendo ser teóricas; teórico-práticas ou inteiramente práticas;
  • Módulos: atividades educativas vinculadas a conhecimentos que integram mais de uma disciplina, sob a coordenação de um docente responsável, podendo ser teóricas; teórico-práticas ou inteiramente práticas;
  • Estágios Supervisionados: atividades do estudante no âmbito da prática profissional, realizadas com supervisão de um profissional, seja ele docente ou outro designado pelo docente responsável;
  • Atividades Complementares: atividades realizadas pelo estudante nos diferentes contextos e cenários que tenham como objetivo complementar sua formação profissional;
  • Atividades Diferenciadas: atividades realizadas pelo estudante quando fazem parte da matriz curricular e que exigem um tratamento didático-pedagógico diferenciado, na medida em que a elas não são atribuídos conceitos, cabendo apenas o registro do seu cumprimento, como por exemplo, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); a Prova Progresso; outros itens pertinentes ao cumprimento da matriz curricular.
 
Os estágios poderão ser desenvolvidos nos diversos cenários de prática profissional.
 
A definição da carga horária, forma de realização e critérios de avaliação das atividades de estágio devem estar descritas no PPC.
 
As atividades complementares devem ser previstas no PPC e normatizadas, de acordo com a legislação vigente, em regulamento próprio e aprovado pela Comissão de Curso.

 O prazo para efetuar o protocolo do requerimento será de 3 (três) dias úteis após o encerramento do período de afastamento, sendo vedado o recebimento fora do prazo.

Procedimento:
  1. Realizar seu cadastro como usuário externo do SEI!, neste link.
    • Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro
    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro anteriormente, não é necessário novo cadastro
  2. Preencher o formulário neste link para solicitação de liberação do cadastro externo
    • Não é preciso enviar e-mail ao setor responsável como informa o SEI!, o preenchimento do formulário substitui esse e-mail
    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro e o mesmo já tenha sido liberado anteriormente, não é necessário preencher novamente o formulário
  3. Aguardar recebimento do e-mail informando que cadastro como usuário externo no SEI! foi liberado
  4. Então, dentro do SEI!, o estudante precisa seguir os seguintes passos:
    1. Clicar no menu Peticionamento > Processo Novo
    2. Ler as orientações e selecionar o tipo de processo Abertura de Processo Acadêmico
    3. Preencher as informações conforme indica a imagem (no preenchimento do formulário S02 REQUERIMENTO DE ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO, o aluno deve indicar no campo "Observações" as UCs que está cursando bem como seus respectivos docentes responsáveis)

Após clicar em peticionar e entrar com sua senha, o processo será encaminhado diretamente à Secretaria Acadêmica de Graduação.

O estudante receberá no e-mail cadastrado como Usuário Externo do SEI o protocolo de abertura do processo.

A tramitação feita pela Secretaria Acadêmica de Graduação/Apoio Pedagógico do campus poderá ser acompanhada por meio do acesso ao processo e também por meio do protocolo recebido.

 
Para solicitar justificativa de falta, o estudante deve preencher, imprimir, assinar e entregar na Central de Atendimento o requerimento de justificativa de falta, juntamento com cópia do atestado médico. O aluno deve preencher quantos requerimentos forem necessários para cobrir a totalidade dos dias e/ou aulas a serem justificadas com o comprovante correspondente.
 
Para afastamentos superiores a 15 (quinze) dias, considere a possibilidade de solicitar um Regime Domiciliar ou Trancamento Especial de Matrícula.
 
Atente-se às normas regimentais quanto a justificativa de falta. De acordo com o Regimento Interno da ProGrad:
 
Art. 80. São passíveis de justificativa e dando direito à reposição das atividades, as faltas ocorridas por:
 
I - afastamento por incapacidade temporária por até 15 (quinze) dias letivos, devidamente atestada por profissional médico ou cirurgião dentista;
II - falecimento do cônjuge, companheiro(a), pais, madrasta ou padrasto, irmãos, filhos, enteados e menor sob guarda ou tutela do estudante, mediante cópia do atestado de óbito correspondente, com afastamento das atividades acadêmicas por até 05 (cinco) dias úteis subsequentes ao fato;
III - apresentação de trabalho em evento científico ou participação em evento acadêmico, esportivo ou cultural como representante da UNIFESP, mediante apresentação do certificado correspondente ou, na ausência deste, de relatório das atividades desenvolvidas, com afastamento das atividades acadêmicas no período correspondente à realização do evento.
 
Parágrafo único - As ausências justificadas não serão abonadas, dando direito ao estudante à reposição de eventual avaliação ocorrida no período. Ressalta-se que declarações de comparecimento ao consultório médico ou cirurgião dentista, não caracterizam afastamento médico.
 

 
Abono de Falta
 
São passíveis de abono as ausências ocorridas por:
  • representação estudantil nos órgãos colegiados da UNIFESP, durante o horário das reuniões
  • convocação para atividades militares, judiciais e eleitorais
  • representação estudantil na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES
 
O requerimento de abono de falta deverá ser protocolado na secretaria acadêmica por meio de formulário específico, acompanhado de comprovação documental em até 03 (três) dias úteis da ausência, que deverá imediatamente lançar esta informação no sistema de informação universitária e informar os docentes responsáveis pelas UC que o estudante esteja cursando.
 
Os instrumentos avaliativos só serão aplicados aos estudantes cujo abono tenha sido concedido nos termos do artigo anterior.

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