Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Desistência de Vaga

O cancelamento de matrícula pode ser efetivado a pedido do estudante ou por outras razões.
 
Durante o período de pandemia, para solicitar o cancelamento de matrícula, o aluno deve seguir o seguinte procedimento
  1. Encaminhar e-mail para a Secretaria Acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) de acordo com o modelo   REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA.docxNão é para mandar arquivo em anexo, o texto deverá estar no corpo do e-mail;
  2. Então, o aluno receberá instruções para realizar o cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
  3. O aluno deve confirmar à Secretaria que realizou o cadastro no SEI;
  4. O aluno aguarda o recebimento do e-mail com instruções para a assinatura eletrônica do REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA;
  5. Secretaria efetiva a desistência no Sistema de Informações Universitárias (SIU)
 
Para solicitar o cancelamento de matrícula, o estudante deve entregar na Central de Atendimento os seguintes documentos:
  • Requerimento de Desistência de Vaga (preenchido e assinado)
  • Declaração da Biblioteca de que não há pendências
  • Crachá de Estudante
    • Caso o estudante tenha perdido o crachá, deve ser entregue o Boletim de Ocorrência (BO) de perda em seu lugar.
  • Crachá de Estacionamento (se houver)
 
De acordo com o artigo 114 do Regimento Interno da ProGrad, além do pedido do estudante, as seguintes situações podem ensejar no cancelamento de matrícula:
 
Art. 114
[...]
II - em razão de penas disciplinares, após procedimento que assegure ampla defesa
III - se o estudante não retornar ao curso após o término do período de trancamento
IV - se o estudante deixar de se rematricular na época fixada no calendário escolar
V - se após a matrícula inicial, o estudante deixar de comparecer às aulas por período superior a trinta dias consecutivos
VI - se o estudante exceder o prazo máximo de integralização do currículo
VII - se o estudante for reprovado por frequência em 100% das unidades curriculares em que se matriculou por dois semestres letivos consecutivos
VIII - se o estudante não efetuar a rematrícula de acordo com a carga horária mínima requerida no Art.108 deste Regimento.
 
§ 1º Excepcionalmente, a Comissão de Curso poderá analisar eventuais motivos de força maior, relacionados às situações previstas no inciso IV deste artigo, devendo sua decisão ser submetida ao Pró-Reitor de Graduação.
§ 2º Excepcionalmente, a Comissão de Curso poderá analisar eventuais motivos  de  força  maior,  relacionados  às  situações  previstas  nos  incisos  III,  V  e VI deste artigo, devendo sua decisão ser submetida ao Conselho de Graduação.

© 2013 - 2020  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema
Unidade José Alencar - Av. Conceição, 545 - Centro - CEP: 09913-030 - Diadema - SP
Telefone: +55 (11) 4044-0500 / Ramal: 3400 - Telefone Direto: +55 (11) 4044 - 0600