Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus Diadema

Bilhetes Escolares

- BILHETES ESCOLARES DISPONÍVEIS PARA RETIRADA - Alunos relacionados na lista deverão retirar o Bilhete Escolar na Central de Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

Passo a Passo

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ESTUDANTES E PROFESSORES

PRAZO DE VALIDADE DO BILHETE ÚNICO DE ESTUDANTE

Caso o aluno ainda possua Bilhete Único de Estudante emitido há no máximo 5 anos (obtido no Ensino Médio ou em outra universidade) este será revalidado e o aluno poderá continuar utilizando o mesmo cartão.

Caso o Bilhete Único de Estudante tenha sido emitido há no máximo 5 anos, mas o aluno tenha perdido o cartão, o aluno deverá primeiro cancelar o Bilhete Único de Estudante antigo, para depois realizar a solicitação de um novo cadastro, caso contrário o cartão antigo será revalidado e o aluno precisará pagar a taxa de emissão de segunda via para ter acesso às cotas.

Caso o Bilhete Único de Estudante tenha sido emitido há mais 5 anos, esse não é mais válido.

 

  1. Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
  2. Acessar site DNE SPTrans após 2 dias úteis, clicar no botão "REVALIDE OU SOLICITE AGORA" e preencher o formulário
  3. Confirmar dados pessoais e realizar upload da documentação solicitada pela SPTrans;
    • Caso o site da SPTrans informe que a universidade não repassou os seus dados de matrícula, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - SPTRANS e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
    • Para consultar se os dados foram encaminhados à SPTrans, o discente pode consultar a sua situação perante a SPTrans neste link (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/consultarEstudante.action), basta inserir RG ou CPF e clicar em pesquisar (IMPORTANTE: selecione o ano letivo correto; nos meses finais do ano, o link abre com o ano seguinte selecionado por padrão, é preciso selecionar o ano atual para realizar a pesquisa). Neste link também é possível gerar o boleto para pagamento da taxa.
  4. Gerar boleto e efetuar pagamento, ou pagar com cartão de crédito (aprovação imediata);
  5. Receber o Bilhete Único Estudante em sua residência ou no endereço indicado.

 

  1. Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
  2. Aguardar 2 dias úteis para que os dados sejam importados para a SPTrans;

 

  1. Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS;
  2. Acessar site DNE SPTrans após 2 dias úteis, clicar no botão "REVALIDE OU SOLICITE AGORA" e preencher o formulário
    • Caso o site da SPTrans informe que a universidade não repassou os seus dados de matrícula, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - SPTRANS e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
    • Para consultar se os dados foram encaminhados à SPTrans, o discente pode consultar a sua situação perante a SPTrans neste link (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/consultarEstudante.action), basta inserir RG ou CPF e clicar em pesquisar (IMPORTANTE: selecione o ano letivo correto; nos meses finais do ano, o link abre com o ano seguinte selecionado por padrão, é preciso selecionar o ano atual para realizar a pesquisa). Neste link também é possível gerar o boleto para pagamento da taxa.
  3. Gerar boleto e efetuar pagamento (no caso de revalidação).

 
Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.

A instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a 1 (um) quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.

É necessário ainda que, comprovadamente, os alunos residam no Município de São Paulo e estejam matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT e estejam matriculados em cursos sediados no Município de São Paulo.
Você deve acessar este link, preencher o seu CPF ou RG, selecionar o ano letivo vigente clicar no botão "Pesquisar".

Caso o sistema mostre a mensagem "Não recebemos os seus dados de matrícula referentes a este semestre.", o discente deve preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - SPTRANS

Passe-Livre (Gratuidade)

Para ter direito à Gratuidade, além dos demais requisitos, sua renda per capita tem que ser inferior a 1,5 salário mínimo nacional.

Renda é a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da família, a título de vínculo formal ou informal de emprego, salários, vencimentos, doações, bolsa auxílio, benefícios e pensões, utilizados para subsidiar despesas com moradia, alimentação, educação, vestuário, saúde, transporte, lazer, entre outros.
  • Primeiro, faça a sua solicitação para emissão do seu Cartão de Bilhete Único de Estudante ou revalidação, pelo site.
  • Agende e compareça à entrevista do CadÚnico, na sua cidade, para validar as informações prestadas;
  • Acessar o cadastro do Bilhete Único e informar número NIS;
  • Aguardar o prazo de até 45 dias para validação do benefício da Gratuidade pelo Sistema CadÚnico.

Nesse período o estudante poderá utilizar o benefício da meia-tarifa. Para estudantes que residam fora do Município de São Paulo, além de informar o nº NIS no cadastro do site da SPTrans é necessário, também, enviar imagem da tela, em formato JPG, da consulta que demonstra a validade do NIS.

O estudante ou alguém que resida com ele, deverá comparecer em um posto de cadastramento do CadÚnico em seu município, com os documentos originais, com data de emissão de até dez anos, de todas as pessoas que residam com ele.

Em até 48h, após a entrevista, será gerado o número de identificação social - NIS. Informe o número NIS no cadastro do site da SPTrans e aguarde a validação das informações prestadas na entrevista. O prazo para a liberação da Gratuidade é de até 45 dias.

Nesse período o estudante poderá utilizar o benefício da Meia-Tarifa.

Para estudantes que residam fora do Município de São Paulo, além de informar o nº NIS no cadastro do site da SPTrans é necessário também enviar a tela, em formato JPG, da consulta que demonstra a validade do NIS.
Alunos residentes fora do município de São Paulo devem procurar o órgão responsável pelo CadÚnico no seu município.
Se o NIS estiver ativo e não existir pendências no seu CadÚnico, você poderá informar esse mesmo NIS. A validade do CadÚnico é de 2 anos.

Após esse período o estudante, ou o seu responsável familiar, deverá atualizar o CadÚnico.
Para saber a situação do seu NIS acesse o site Consulta Cidadão.

Cotas (Créditos)

As informações enviadas pelas instituições de ensino à SPTrans são processadas por meio de Sistema de Georreferenciamento Eletrônico, que identifica a distância e quantidade de modais necessária para a realização dos deslocamentos.

A instituição de ensino NÃO tem como aumentar a quantidade de cotas, essa apenas informa à SPTrans os dados básicos e endereço do aluno. Nesse caso, o aluno deve contatar a SPTrans.
  • Compras efetuadas em pontos de venda assistida: apresente o Bilhete Único de Estudante ao atendente e compre a quantidade desejada até o limite estabelecido. Você pode efetuar até 15 compras durante o mês.
  • Compras pela Loja Virtual: basta emitir e pagar o boleto e, após 72h, realize a recarga em qualquer equipamento da rede credenciada.
  • Compras por meio de aplicativos para celular smartphone: acesse o site e escolha um dos aplicativos homologados pela SPTrans.
  • Compras por SMS: se o seu celular não é do tipo smartphone é possível comprar créditos teclando *32245.
  • Correntistas do Banco do Brasil: podem comprar créditos utilizando o cartão de débito, nas máquinas de autoatendimento, ou por meio de aplicativo ou pelo site do banco.

Cancelamento / Segunda Via

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio:

Acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo clique em “Meus Cartões”.Selecione o cartão que será cancelado e clique no ícone.

no município de São Paulo: ligue para a Central 156;

outras localidades: ligue CPTM 0800 055 0121, dias úteis, das 5h às 22h e aos sábados, das 6h às 18h, ou 0800 011 0156, atendimento 24h.
A 2ª via pode ser adquirida pelo site, mediante o pagamento do valor referente ao custo de emissão da 2ª via, sete tarifas de ônibus vigentes, que poderá ser pago por PIX, cartão de crédito ou boleto, no próprio site.

Após concluir a sua solicitação e o pagamento do valor para emissão de 2ª via, dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e apresente um *documento oficial com foto, para retirada do novo cartão.

Os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam diariamente, das 6h às 22h.
A isenção do pagamento da 2ª via só ocorre quando o cancelamento é motivado por defeito de fabricação do cartão. Nesse caso, para análise do bilhete, dirija-se diretamente a um Posto de Atendimento.

*documentos com data de emissão de até dez anos.

Nome Social

Esse procedimento está garantido no Decreto nº. 51.180 de 14/01/2010. Os interessados devem apresentar a solicitação de inclusão do nome social, por escrito, no Posto Central da SPTrans, Rua Boa Vista, 274 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com documento de identidade*, para preencher e assinar um requerimento próprio.

É necessário ser maior de 18 anos de idade, ou estar acompanhado de um responsável legal, com documento de identificação*. O Bilhete Único será confeccionado com o nome social no lugar do nome civil.

*Documentos com data de emissão de até dez anos.

Entrega / Desbloqueio

Se a solicitação for realizada pelo nosso site sptrans.documentodoestudante.com.br, a entrega do Bilhete Único de Estudante ocorre em média em 7 dias úteis dependendo da região e local de entrega.

O estudante é sempre avisado por e-mail quando o Bilhete é enviado para que consiga acompanhar a entrega. Mas, não se esqueça de acompanhar também pelo site na área logada.
O Bilhete Único de Estudante deverá ser desbloqueado após o recebimento e antes de utilizá-lo no transporte público.

Para desbloquear, siga os seguintes passos:
Acesse o site sptrans.dne.com.br e no menu superior clique em Acompanhar Solicitação;
Informe o número de celular ou o e-mail que foram cadastrados ao solicitar o Bilhete para receber um link de acesso ao cadastro;
Na tela de acompanhamento clique no link Desbloquear Bilhete;
Digite o código de uso/número do Bilhete recebido, clique em Desbloquear Bilhete Único e aguarde a confirmação.

Você também pode desbloquear utilizando o QRCode impresso no Bilhete, basta estar na tela de desbloqueio na área logada e clicar em LER QRCODE.
No celular abrirá a câmera para realizar a leitura do QRCode e no computador precisará ter a foto do cartão recebido no computador para fazer upload no site.

Se não for o seu primeiro Bilhete e ainda estiver com o antigo ativo, ao desbloquear o novo Bilhete, será cancelado o antigo.
Se houver crédito remanescente no Bilhete cancelado, será transferido para o novo em até 72 horas.
Após esse período, não se esqueça de encostar o novo Bilhete em um terminal de recarga para restituição do valor.

 

Para demais dúvidas, consulte o FAQ da SPTrans ou entre contato com a empresa por meio do telefone 156.

 

Endereço: Rua Boa Vista, 236 - Centro - São Paulo/SP, CEP: 01014-000

 

Telefone SPTrans: 0800 011 156

REGULAMENTO DO PASSE ESCOLAR 2022 PARA ESTUDANTES E PROFESSORES

O TOP Escolar não é um cartão exclusivo. Em um mesmo cartão ele pode ter as funções escolar, comum, vale-transporte, sênior e empresarial.
02 (dois) tipos de cartão TOP

TOP Puro Transporte: utilizado apenas para pagamento de tarifa (Meia Tarifa) ou liberação da catraca (Passe Livre).
TOP MasterCard: além das funções de pagamento de tarifa, pode ser utilizado para compras a crédito ou débito. A ADESÃO É OPCIONAL. Poderá estar vinculado a uma conta digital que permite pagamentos, transferências, recebimento de salários e outros serviços. A função crédito, se ativada, possui anuidade e taxas e tarifas específicas, cujos valores estão disponíveis no site: https://strapi-prd.autopasscorp.com/uploads/tarifas_cartao_top_mastercard_152a9e41cc.pdf.

A recarga do cartão pode ser feita em https://www.emtu.sp.gov.br/passe/ondecomprar.htm.

 

  1. Preencher FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU (Não preencher se já for cadastrado nem se já tiver cadastro do cartão BOM, se preencher será ignorado, siga o procedimento de atualização de dados)
  2. Aguardar 2 dias úteis para que os dados sejam importados para a EMTU.
    • Caso no site da EMTU continue constando os dados antigos, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
  3. Solicitar o cartão TOP pelo aplicativo do próprio cartão ou pelo https://www.boradetop.com.br/#/cartao-de-transporte e escolher onde irá retirá-lo

 

  1. Preencher FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS - EMTU;
  2. Aguardar 2 dias úteis para que os dados sejam importados para a EMTU.
    • Caso no site da EMTU continue constando os dados antigos, acessar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.

 

  1. Acessar site da EMTU, clicar no botão "Revalide Aqui" e inserir o seu CPF;
    • Caso o site da EMTU informe que a universidade não repassou os seus dados, preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU e aguardar 2 dias úteis para retornar ao passo 1.
      • Caso após o prazo de 2 dias úteis a EMTU continuar dizendo que a universidade não repassou os dados, consultar a LISTA DE CADASTROS COM ERRO - EMTU e retornar ao passo 1 atentando-se ao preenchimento dos dados corretos.
  2. Gerar boleto e efetuar pagamento;

 

Insira o seu CPF neste link (no ciclo referente ao ano letivo atual) e clique no botão "Buscar".
Caso seja mostrada a mensagem "Passe Escolar: CPF não cadastrado por nenhuma Instituição de Ensino ou foi excluído." significa que seus dados não foram encaminhados.
Neste caso, preencha o nosso FORMULÁRIO DE CADASTRO - EMTU e aguarde a importação dos dados.
Caso contrário, basta prosseguir com sua solicitação no site da EMTU.

Endereços

 

SAC Cartão TOP: 0800 77 11 800, de 2ª a 6ª-feira das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 14h.

Ouvidoria Cartão TOP: 0800 70 29 248, de 2ª a 6ª-feira das 10h às 16h (exceto feriados)

Telefone EMTU: 0800 724 0555

Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revaliação.

  1. Emitir um atestado de matrícula na intranet;
  2. Imprimir e preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - SOU DIADEMA (http://www.soudiadema.com.br/);
  3. Entregar pessoalmente na loja SOU Diadema formulário preenchido, atestado de matrícula (emitido há no máximo 30 dias) assim como demais documentos solicitados pela empresa.

 

Endereço: Av. Presidente Kennedy, 287, Centro (Próximo ao Terminal Diadema, na mesma calçada do Carrefour).

Horário de funcionamento da loja SOU Diadema

  • Para a realização de recarga de créditos o atendimento é de segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.
  • Atendimento ao público e realização de cadastro, de segunda a sexta, das 08h00 às 17h30.

 

SAC - SOU Diadema: 0800 77 12346

Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.

  1. Comparecer ao Terminal Rodoviário João Setti para retirada do formulário Cartão LEGAL Escolar e efetuar o pagamento do valor de 05 (cinco) tarifas integrais vigentes;
  2. Apresentar o formulário na Central de Atendimento para que seja assinado e carimbado;
  3. Devolver o formulário na central de atendimento do Cartão Legal Escolar, portando os seguintes documentos (Original e Cópia).
    • Cadastramento:
      • CPF e RG (ou Certidão de Nascimento);
      • Comprovante de residência recente (90 dias em nome do beneficiário ou dos pais/responsáveis legais). Apresentar certidão de casamento quando o comprovante estiver em nome do cônjuge.
      • É indispensável a presença do usuário para que seja providenciada, gratuitamente, a foto e a gravação da digital.
    • Recadastramento:
      • Comprovante de residência recente (90 dias em nome do beneficiário ou dos pais/responsáveis). Apresentar certidão de casamento quando o comprovante estiver em nome do cônjuge.
      • Cartão Legal Escolar (Obrigatório).

 

Posto de Venda - Terminal Rodoviário João Setti

Rua Domingos João Ballotin, 21, São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09720-035

Central de Atendimento Cartão Legal

Rua Marechal Deodoro, 769, São Bernardo do Campo, SP - CEP: 09710-011

Horário de Atendimento: Segunda à sexta das 8:00 ás 17:00 e Sábado das 8:00 ás 12:00

 

 // 11 96413-6350

E-mail Cartão LEGALEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MANUAL DO PASSE ESCOLAR PARA ESTUDANTES

Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.

  1. Acesse a página da AESANET (www.aesanet.com.br), clique em Cadastro do Estudante e preencha seus dados pessoais para gerar uma solicitação de cadastro escolar;
  2. Emitir um atestado de matrícula na intranet;
  3. Dirigir-se ao posto da AESA para fazer sua foto digital, apresentar atestado de matrícula e a documentação solicitada pela AESA e carregar seu cartão.

 

Endereço: dentro do Grand Plaza Shopping, Av. Industrial nº 600 Conjunto 1C, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h às 17h

Obs.: O aluno deverá apresentar um atestado atualizado para efetuar a recarga mensal de seu cartão.

Todo início de ano letivo haverá a necessidade de efetuar o recadastramento junto à AESA.

 

Telefone AESA: 11 4435-5408

E-mail AESA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Procedimento válido tanto para primeiro cadastro quanto para revalidação.

  1. Emitir um atestado de matrícula na intranet;
  2. Imprimir e preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO - VIPE (http://www.vpadreeustaquio.com.br);
  3. Comparecer à Central de Atendimento para realizar a entrega do formulário preenchido para a assinatura do Diretor Acadêmico;
  4. Comparecer à Central de Atendimento para retirar o seu formulário assinado pelo Diretor Acadêmico;
  5. Entregar pessoalmente na VIPE formulário preenchido, assinado e carimbado, atestado de matrícula assim como demais documentos solicitados pela empresa.

 

Endereço: Av. Paranapanema, 81, Nova Gerty, São Caetano do Sul, SP

 

Telefone VIPE: 11 3296-1800 // 4475-9477

Preciso realizar o meu primeiro cadastro ou renovação de cadastro no sistema e-Passe.

  1. Criar/logar na conta de estudante no sistema e-Passe (https://epasse.com.br/new_epasse/student/login);
  2. Realizar/renovar cadastro vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS DIADEMA, fazendo upload dos seguintes documentos:
    1. Foto recente;
    2. Comprovante de Endereço em nome do usuário ou em nome dos responsáveis legal (Luz, água, telefone fixo) (Caso o imóvel seja alugado, apresentar contrato de aluguel e comprovante de endereço em nome do proprietário);
    3. RG e CPF (apenas para confirmação de dados); (SOMENTE PARA CRIAÇÃO DE CONTA)
    4. Holerite e Declaração de Aulas (SOMENTE PARA PROFESSORES).
  3. Aguardar até 2 dias úteis para que a UNIFESP aprove o seu cadastro/renovação.
 

Endereço: Parque Tecnológico | Estrada Dr. Altino Bondesan, n.º 500 - Eugenio de Melo, São José dos Campos - SP - Brasil

 

Telefone Mogi Passes: (11) 4791-7777

E-mail e-Passe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Telefone: +55 (11) 3385-4137 / Ramal: 3400

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